Imagem de colaboradores engajados conversando

Engajamento e colaboração: como a Shift trabalha esses dois pilares por meio da Comunicação

Foto do autor da matéria Cristina BertolinoCristina Bertolino, Gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Shift

A implantação dos Agentes de Comunicação Interna na Shift proporcionou aos colaboradores a possibilidade de atuarem como protagonistas na geração de conteúdo

Uma das grandes dificuldades em empresas com muitos colaboradores é a falta de uma comunicação eficaz. A comunicação falha pode trazer sérias consequências à equipe, impactando no desempenho e na performance dos profissionais.

Foi pensando nisso que a Shift, empresa de tecnologia da informação, por meio do Departamento Humano Organizacional (DHO) e Comunicação Corporativa, desenvolveu o projeto de comunicação colaborativa, visando o empoderamento do colaborador, saiba mais nesta matéria!

Imagem de vários funcionários engajados e trabalhando em colaboração.

Primeiramente realizamos diagnóstico do perfil dos colaboradores por meio de ferramentas de análises comportamentais. O resultado da pesquisa mostrou que nossos colaboradores são jovens participativos e contestadores. Estas informações nos deram um melhor direcionamento na escolha da plataforma de comunicação, considerando que somos uma empresa de tecnologia e que métodos convencionais poderiam não gerar envolvimento.

Para a reformulação da comunicação interna, implantamos o programa Agentes de Comunicação Interna (ACI), com o objetivo de conectar as pessoas ao plano estratégico da companhia. Por meio de inscrições voluntárias, foi escalado um grupo de colaboradores para serem catalizadores de informações. O programa consiste em reunir colaboradores voluntários, que captam e disseminam informações, contribuindo para a propagação da comunicação interna e da nossa estratégia organizacional.

Depois de escolhidos, os agentes passam por treinamento de 16 horas, onde aprendem os principais conceitos de comunicação, como atuar como influenciadores e de protagonistas, identificar a notícia no meio em que trabalham e a usar a ferramenta que concentra as novidades da empresa diariamente.

Imagem de vários colaboradores reunidos discutindo sobre os temas que podem ser divulgados na rede social corporativa da empresa para aumentar o engajamento e colaboração.

A usabilidade é o destaque: a ferramenta gera indicadores e métricas que são analisados de acordo os pilares que conectam, informam e motivam os colaboradores.

Semanalmente, os agentes se reúnem com a área de Comunicação para alinhar os assuntos pertinentes ao mapa estratégico da empresa e discutir outros temas que podem ser divulgados para os colaboradores. De acordo com Cristina, manter a disseminação das informações de uma forma efetiva e relevante é fundamental para atingir os resultados. Com isso, ainda, os colaboradores se desenvolvem e se engajam. Eles são canais diretos para tratar de assuntos chaves na empresa, são considerados termômetros do clima organizacional e auxiliam diretamente neste ponto. Hoje, mais de 60% do conteúdo divulgado em nossas ferramentas de comunicação é produzido pelos ACIs. Eles estão presentes e operam em diferentes níveis hierárquicos e áreas, formando uma rede cooperativa.

Imagem de uma pessoa no computador e tomando café com uma frase dizendo: Mantenha sua equipe alinhada com o Socialbase

Sumário